Ainda sem definição do COI sobre veto, Rússia divulga uniformes de PyeongChang

Mesmo sem confirmação de que poderá participar dos Jogos de Inverno de PyeongChang 2018, a Rússia divulgou nesta quarta-feira seu uniforme para a competição. Os novos modelos foram produzidos por uma empresa com sede em Moscou, responsável pelos equipamentos olímpicos russos dos próximos oito anos.

O presidente do Comitê Olímpico da Rússia (ROC), Alexander Zhukov, disse de que o fabricante se comprometeu a levar em conta todos os requisitos dos atletas do país, e que estes novos uniformes “vão desempenhar um papel importante na promoção do movimento olímpico e na criação de uma imagem positiva do esporte russo”.

A empresa que fabricou os novos modelos também divulgou fotos de camisas e casacos com o texto: “I don’t do doping” (eu não faço uso do doping). Vale lembrar que os atletas do país foram acusados de fazer uso do substâncias proibidas em diversas competições, incluindo os Jogos de Sochi, em 2014. O escandâlo de doping sistemático foi revelado através de um relatório da Agência Mundial Antidoping (Wada), em 2015, e desde então a Rússia segue sob investigação. O Comitê Olímpico do país ainda aguarda a decisão do COI para saber se poderá participar dos Jogos de Pyeongchang 2018. Estes casos ainda estão sendo apurados e uma definição está marcada para este dia 5 de dezembro, durante reunião do Comitê Olímpico Internacional, em Laussane, na Suíça.

Fonte: https://globoesporte.globo.com/olimpiadas-de-inverno/noticia/ainda-sem-definicao-do-coi-sobre-veto-russia-divulga-uniformes-de-pyeongchang.ghtml